Acão de Formação
"A Biblioteca
Escolar 2.0"
Sabemos que se espera que a Biblioteca
Escolar satisfaça as necessidades dos alunos e dos professores, devendo
constituir-se num local onde estejam disponíveis recursos variados (livro e não
livro) e, principalmente, as novas tecnologias da Web 2.0 que ‘num abrir e
fechar de olhos’ inundou a sociedade e as escolas.
Sabemos que ao
professor bibliotecário é solicitado cada vez mais uma variedade de
competências de modo a acompanhar a evolução tecnológica da sociedade da
informação e a alteração do paradigma educativo.
E sabemos, também, que as competências exigidas ao professor
bibliotecário estão em constante mudança pois podemos constatar que as
competências (pedagógicas, avaliação, gestão, seleção e organização de
materiais, conhecimentos da informação e da tecnologia) estão a evoluir e a
adaptar-se ao novo paradigma da sociedade.
A formação "A Biblioteca
Escolar 2.0" proporcionou-nos uma abordagem muito variada de assuntos/ferramentas que são indispensáveis para que o Professor Bibliotecário possa cumprir
com um dos seus objetivos: transformar a Biblioteca Escolar num verdadeiro
‘motor’ para o sucesso dos nossos alunos enquanto cidadãos conscientes e
participativos.
Assim,
considero que a informação fornecida sobre muitas e variadas ferramentas
disponibilizadas pela Web 2.0, aliada à concretização prática, foram muito
importantes para, mais uma vez, reflectirmos sobre as práticas quotidianas das
nossas bibliotecas e os novos desafios que temos de enfrentar.
Relativamente
à metodologia seguida, quero salientar a importância das reuniões assíncronas
que, apesar de não terem decorrido na perfeição tecnológica, permitiu-nos,
todavia, aprender / praticar uma outra forma de comunicação tão dos nossos dias
e, já diz o ditado, a errar também se aprende. A realização de trabalho
autónomo permitiu ir pesquisando/praticando/errando algumas das novas
tecnologias Web 2.0.
O
trabalho autónomo foi muito importante pois permitiu-me momentos interessantes
e, muitas vezes stressantes, de descoberta e conhecimento das tecnologias
abordadas, o que foi enriquecedor.
Foram
vários, e muito variados, os trabalhos realizados visando experimentar
diferentes ferramentas da Web 2.0. Começo por referir a construção do Blogue (e
lembro o desespero que senti quando estive dois dias para descobrir qual era o endereço
do meu blogue!!! - Amadorismo!!!!). O universo dos blogues ainda não constitui
um domínio que domine corretamente mas sei que não devo ter receio de experimentar
pois pode sempre ser editado, apagado, alterado. Utilizar o Youtube, Issuu,
Slideshare, Audaciti, entre outros, foi igualmente importante pois deram-me a
conhecer novas formas de fazer na
biblioteca, seja ao nível da divulgação de informação, seja na realização de atividades
com as crianças do 1º ciclo e do Jardim-de-infância (os meus clientes
principais).
Quero, ainda, referir que a
partilha dos blogues, na plataforma, foi uma mais-valia. Pois facultou-nos a
possibilidade de conhecer outros modos de utilização das mesmas, outros
procedimentos, …
Nós,
Professores Bibliotecários, temos um problema: tentar acompanhar os nossos
alunos. Hoje em dia, eles são cada vez mais virtuais e ‘Googleanos’. Constroem
uma vida ‘paralela’ em sites como facebook ou o Hi5 e preferem recorrer ao Google em vez de livros. Isto porque a
Internet dá uma resposta mais rápida, permite o copy e paste de várias
fontes. Para além disto, a internet está disponível 24 horas por dia, é
acessível a qualquer idade e nível de conhecimentos, permite sempre uma ligação
a outro assunto relacionado….
Perante
este estado das coisas como devemos reagir?
Penso que devemos manter a missão tradicional da BE de fornecer a
informação adequada e desejada pelos utilizadores mas, temos que, também,
conseguir ligar utilizadores e informação num portal de informação virtual. A
Web 2.0 é o nosso novo grande desafio.
Hoje, já não se espera que a BE seja só
um espaço com livros mais ou menos adequado à população que serve, mas que
ofereça também serviços e outros modos de fazer através do recurso às novas
tecnologias.
Sabemos que é muito agradável tocar, abrir um livro, devorá-lo com o
olhar, sentir o cheiro da tinta, eu ainda sou desse tempo… mas nos anos finais
da minha carreira profissional, tenho que me render à evidência e passar a refletir
numa biblioteca com livros, claro está, mas também tenho a obrigação (e o
gosto) de conhecer e saber utilizar as potencialidades da Web 2.0
A sociedade 2.0 originou alunos 2.0 que,
por sua vez necessitam de uma biblioteca
2.0 com o professor bibliotecário 2.0.
2012.12.23
Professora
Bibliotecária
Teodora Gonçalves
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