sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Relatório Crítico


Acão de Formação

 "A Biblioteca Escolar 2.0"

          Sabemos que se espera que a Biblioteca Escolar satisfaça as necessidades dos alunos e dos professores, devendo constituir-se num local onde estejam disponíveis recursos variados (livro e não livro) e, principalmente, as novas tecnologias da Web 2.0 que ‘num abrir e fechar de olhos’ inundou a sociedade e as escolas.

Sabemos que ao professor bibliotecário é solicitado cada vez mais uma variedade de competências de modo a acompanhar a evolução tecnológica da sociedade da informação e a alteração do paradigma educativo.

E sabemos, também, que as competências exigidas ao professor bibliotecário estão em constante mudança pois podemos constatar que as competências (pedagógicas, avaliação, gestão, seleção e organização de materiais, conhecimentos da informação e da tecnologia) estão a evoluir e a adaptar-se ao novo paradigma da sociedade.
          A formação "A Biblioteca Escolar 2.0" proporcionou-nos uma abordagem muito variada de assuntos/ferramentas que são indispensáveis para que o Professor Bibliotecário possa cumprir com um dos seus objetivos: transformar a Biblioteca Escolar num verdadeiro ‘motor’ para o sucesso dos nossos alunos enquanto cidadãos conscientes e participativos.
          Assim, considero que a informação fornecida sobre muitas e variadas ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0, aliada à concretização prática, foram muito importantes para, mais uma vez, reflectirmos sobre as práticas quotidianas das nossas bibliotecas e os novos desafios que temos de enfrentar.

          Relativamente à metodologia seguida, quero salientar a importância das reuniões assíncronas que, apesar de não terem decorrido na perfeição tecnológica, permitiu-nos, todavia, aprender / praticar uma outra forma de comunicação tão dos nossos dias e, já diz o ditado, a errar também se aprende. A realização de trabalho autónomo permitiu ir pesquisando/praticando/errando algumas das novas tecnologias Web 2.0.

          O trabalho autónomo foi muito importante pois permitiu-me momentos interessantes e, muitas vezes stressantes, de descoberta e conhecimento das tecnologias abordadas, o que foi enriquecedor.

          Foram vários, e muito variados, os trabalhos realizados visando experimentar diferentes ferramentas da Web 2.0. Começo por referir a construção do Blogue (e lembro o desespero que senti quando estive dois dias para descobrir qual era o endereço do meu blogue!!! - Amadorismo!!!!). O universo dos blogues ainda não constitui um domínio que domine corretamente mas sei que não devo ter receio de experimentar pois pode sempre ser editado, apagado, alterado. Utilizar o Youtube, Issuu, Slideshare, Audaciti, entre outros, foi igualmente importante pois deram-me a conhecer novas formas de fazer na biblioteca, seja ao nível da divulgação de informação, seja na realização de atividades com as crianças do 1º ciclo e do Jardim-de-infância (os meus clientes principais).

          Quero, ainda, referir que a partilha dos blogues, na plataforma, foi uma mais-valia. Pois facultou-nos a possibilidade de conhecer outros modos de utilização das mesmas, outros procedimentos, …

 
          Nós, Professores Bibliotecários, temos um problema: tentar acompanhar os nossos alunos. Hoje em dia, eles são cada vez mais virtuais e ‘Googleanos’. Constroem uma vida ‘paralela’ em sites como facebook ou o Hi5 e preferem recorrer ao Google em vez de livros. Isto porque a Internet dá uma resposta mais rápida, permite o copy e paste de várias fontes. Para além disto, a internet está disponível 24 horas por dia, é acessível a qualquer idade e nível de conhecimentos, permite sempre uma ligação a outro assunto relacionado….

          Perante este estado das coisas como devemos reagir? Penso que devemos manter a missão tradicional da BE de fornecer a informação adequada e desejada pelos utilizadores mas, temos que, também, conseguir ligar utilizadores e informação num portal de informação virtual. A Web 2.0 é o nosso novo grande desafio.

         
           Hoje, já não se espera que a BE seja um espaço com livros mais ou menos adequado à população que serve, mas que ofereça também serviços e outros modos de fazer através do recurso às novas tecnologias.

 
          Sabemos que é muito agradável tocar, abrir um livro, devorá-lo com o olhar, sentir o cheiro da tinta, eu ainda sou desse tempo… mas nos anos finais da minha carreira profissional, tenho que me render à evidência e passar a refletir numa biblioteca com livros, claro está, mas também tenho a obrigação (e o gosto) de conhecer e saber utilizar as potencialidades da Web 2.0

 
          A sociedade 2.0 originou alunos 2.0 que, por sua vez necessitam de uma biblioteca 2.0 com o professor bibliotecário 2.0.

 
2012.12.23

Professora Bibliotecária

Teodora Gonçalves

 

Sem comentários:

Enviar um comentário