domingo, 9 de dezembro de 2012

Ferramentas Web 2.0 -- Algumas definições

Google Docs Origem nos EUA em 2005. “O Google Docs é um pacote de produtos que permite criar diferentes tipos de documentos, trabalhar neles em tempo real com outras pessoas e armazená-los juntamente com outros arquivos: tudo feito on-line e gratuitamente. Com uma conexão à Internet, é possível acessar seus documentos e arquivos a partir de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo. Também há algumas tarefas que você pode realizar sem conexão à Internet.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Docs [acedido em 7 dezembro 2012] http://blog.rodrigograca.com/2011/10/02/5-razoes-para-usar-o-google-docs/ [acedido em 7 dezembro 2012] DropBox “Dropbox é um serviço para armazenamento de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem" ("cloud computing"). poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar os arquivos de seus clientes ao redor do mundo. Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a ficar acessíveis a partir de qualquer lugar que tenha acesso à Internet. O princípio é o de manter arquivos sincronizados entre dois computadores que tenham o Dropbox instalado.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Dropbox [acedido em 7 dezembro 2012] Wikispaces Serviço criado em 10 de Março de 2005 “O WikiSpaces é um site para hospedagem gratuita de wikis. Os usuários podem criar suas próprias wikis facilmente. Os wikis gratuitos são suportados através de discretos anúncios em texto. Existem três modalidades para um wikispace: • Public (qualquer um pode editar) • Protected (Apenas membros registrados de determinado wikispace podem editar) • Fully private (Somente membros registrados do wikispace podem visualizá-lo; serviço pago).” http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikispaces [acedido em 7 dezembro 2012] Curadoria “Curadoria digital é a seleção, preservação, manutenção, coleção e arquivamento de ativos ou dados digitais. Curadoria digital é geralmente relacionada ao processo de criação e desenvolvimento de repositório de dados para consultas atuais e futuras realizadas por pesquisadores, cientistas, historiadores e estudiosos. Empresas estão começando a utilizar curadoria digital para melhorar a qualidade da informação e dados em seus processos operacionais e estratégicos.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Curadoria_digital [acedido em 7 dezembro 2012] Scoop.it “O Scoop.it é uma ferramenta on-line conveniente para implementar e compartilhar um monitoramento de informações sensíveis à palavras-chave de sua escolha. Conectado a várias fontes de informação, como o Google (blogs, notícias e o Twitter), ele permite compartilhar no seu diário pessoal os melhores sites sobre temas específicos evitando assim a fragmentação do seu monitoramento de informações.” http://pt.kioskea.net/faq/13866-scoop-it-criar-e-compartilhar-o-seu-onitoramento-de-informacoes [acedido em 7 dezembro 2012] “Para que profissionais e com que finalidade ? Scoop.it é útil para diversos profissionais envolvidos no monitoramento de informações: • Blogueiros e editores da web • Profissionais de marketing (observação das tendências) • Profissionais de reputação on-line • Especialistas em um determinado campo (SEO, e-comércio, informática) Ele pode ser usado: • Em monitoramento ativo ou passivo (publicar um jornal compartilhando seu monitoramento ou se cadastrar a tópicos/logs criados por outros usuários). • Como um meio de promover um conhecimento, um know-how específico (personal branding) • Em sinergia com outras redes (ex: compartilhar seu log Scoop.it no Twitter, LinkedIn, etc) para enriquecer a animação de suas contas sociais.” http://pt.kioskea.net/faq/13866-scoop-it-criar-e-compartilhar-o-seu-monitoramento-de-informacoes#para-que-profisionais-e-com-que-finalidade [acedido em 7 dezembro 2012] Netvibes “Netvibes é um desktop online baseado na tecnologia AJAX e é um exemplo da chamada Web 2.0. Sua tecnologia visa permitir um alto nível de personalização, sendo possível alterar o título da página, adicionar, mover, remover conteúdos dos mais variados entre outras personalizações. Entre os similares, estão o PageFlakes, o Goowy, o Live.com, da Microsoft, e os desktops do Yahoo e do Google. Em Portugal o Origo.pt.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Netvibes acedido a 7 de dezembro de 2012 “O Netvibes, além de um leitor de feeds, funciona como um gerenciador de sua “vida virtual”, permitindo que você adicione à uma página seus blogs, notícias, vídeos online, podcasts, e-mails, e até previsão do tempo e comparação de preços de produtos. Além de suporte à feeds RSS e Atom, ele possui: • Gerenciamento de contas de e-mail; • Módulos para busca em diversas fontes de imagens, texto, vídeos, mapas, blogs, podcasts e até comparação de preços; • Módulos de serviços como previsão do tempo, gerenciamento de calendários pessoais e públicos (via iCal), notas e tarefas a fazer; • Temas personalizáveis para mudar a aparência da página.” http://www.futuroprofessor.com.br/netvibes-tutorial [acedido em 7 dezembro 2012] Diigo “O Diigo é um website desenvolvido recentemente que oferece um serviço online para a adição e pesquisa de bookmarks (também conhecidas como ‘favoritos’ ou ‘ligações’) sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que se quiser na Web, trata-se de uma ferramenta para arquivar e etiquetar websites preferidos para possam ser consultados a partir de qualquer lugar, desde que exista acesso à internet.” http://w3.ualg.pt/~mvalente/varios/diigo2.html [acedido em 7 dezembro 2012] Facebook Site fundado em 2004 por Mark Zuckerberg. “O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, vídeos, links, notas etc. Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.” http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=1202 [acedido em 7 dezembro 2012] Twitter “O Twitter é uma rede social de micro-blogging. Resumindo, trata-se de mais um site onde pode criar uma lista de seguidores (pessoas que o seguem), ou uma rede e interagir em tempo real com as pessoas que se encontram na rede e fora dela (que se encontrem online). É das redes sociais que têm mais utilizadores no mundo inteiro. É micro-blogging, pois temos as nossas “mensagens”, ou “twits”, limitados a 140 caracteres. É também, uma ferramenta de marketing imprescindível para todas as empresas, marcas, serviços ou produtos. O Twiter, serve para comunicar com a uma rede de seguidores, que vai construindo com o passar do tempo. Vai servir como um canal de comunicação entre a pessoa que cria a conta no Twitter e os seus seguidores e pode ser usada em tempo real.” http://fazerblogs.com/twitter/ [acedido em 7 dezembro 2012] Linkedin Site fundado em 2002. “O LinkedIn é um site de negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento. Por este motivo, muitos se referem a LinkedIn como uma rede social., porém, seu lançamento ocorreu no ano seguinte, em 2003, na Califórnia.” http://www.oficinadanet.com.br/artigo/internet/o-que-e-o-linkedin [acedido em 7 dezembro 2012] Pinterest “Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinterest [acedido em 7 dezembro 2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário